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Linguagens Expressivas Terapêuticas
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Aprofundamento em Linguagens Expressivas Terapêuticas

CATEGORIA: Curso Livre

CARGA HORÁRIA: 32h

datas e horários

próxima turma: 23 de setembro de 2023

Duração: 4 meses, sendo 32 horas distribuídos em 4 encontros online com a presença do professor e trabalhos em grupos.

 

Datas dos encontros:

2023: 23 de setembro; 07 de outubro; 18 de novembro e 09 de dezembro. 

Horário: das 9h00 às 13h e das 14h às 17h00.

 

Curso ao vivo remoto (online) pela plataforma do Zoom

DESCRIÇÃO

A proposta desse curso é aprofundar o conhecimento e a aplicação de diferentes linguagens expressivas no contexto terapêutico   propiciando a transformação e transcendência de questões pendentes da psiquê.

Trabalharemos inicialmente com o barro, depois a Pintura Espontânea, logo após a Tecelagem e terminaremos com o Teatro Terapêutico num processo contínuo e transformador.

Venha se instrumentar com novas ferramentas e ao mesmo tempo passar por um processo transformador.

A QUEM SE DESTINA O CURSO 

A todos os interessados sejam Arteterapeutas, Terapeutas, Coaches, Terapeutas Holísticos e Profissionais da Saúde, Educação e , Áreas afins.

conteúdo

  • SOBRE O CURSO
    Arteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos. Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros. O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Garantindo a qualidade do curso todos os professores são arteterapeutas e filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.
  • MATRIZ CURRICULAR
    Módulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Escrita Criativa como forma de comunicação. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Reconhecimento da bagagem de ideais, recordações e sentimentos dos alunos; Relato escrito das experiências trasformadoras dos alunos ao longo do curso, construído coletivamente e concretizado na forma de livro, organizado e editado pelos coordenadores do curso; Elaboração do livro: conteúdo, apresentação, processo, ilustração, revisão e edição. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.

corpo docente

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Fabíola Maria Gaspar - Coordenadora Geral (AATESP – 064/0706)

Educadora, mestre em Educação Comunitária na Infância e Juventude pela EST – Escola Superior de Teologia, pós graduada em Psicossomática pela FACIS – Faculdade de Ciências e Saúde Integrada e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica - CRP/SP. É idealizadora e coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Arteterapia nas cidades de Campinas, São José dos Campos e São Paulo/ Capital.

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Marlene Oliveira Souza Martins (AATESP – nº 894/0822)

Terapeuta Transpessoal com pós graduação em Psicologia Transpessoal. Especializanda em Psicologia Analítica. Consteladora e Facilitadora de círculos sagrados feminino. Formação na “Arte da Feminilidade”, com Lourdes Pedretti.; Estudiosa da cultura indígena, possui curso  Xamanismo com Kaká Werá. Participou de diversos congressos de Arteterapia e Psicologia Transpessoal. Estudiosa dos diversos estados de consciência com vivências em diversas imersões transpessoais tais como: Respiração holotrópica com Vicente Parizi, Meditação Vipassana, vivências com plantas de poder e medicinas da floresta; Estudiosa da psicologia arquetípica de Jung, conduz grupos de estudos dos arquétipos femininos e masculinos e seus mitos correspondentes.

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Celso Falaschi ( AATESP – nº 248/1012)

Arteterapeuta AATESP 248/1012, Membro do Conselho Fiscal da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapia, especialização em Arteterapia pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE – Núcleo de Arte e Educação; Doutor em Psicologia – Ciência e Profissões (Criatividade), pela Faculdade de Psicologia da Puc-Campinas (2005); Mestre em Educação (Ensino Superior), pela Faculdade de Educação da PUC-Campinas (1996); graduado em Jornalismo, também pela PUC -Campinas (1982; Fundador e presidente da ABJL – Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário; co-fundador e conselheiro da CRIABRASILIS – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Organizador dos livros: “ Raízes da Alma – A simbologia da árvore em Arteterapia. (Evidência – 2022).” "Arteterapia: Formar para Transformar" (Evidência – 2020), “Criatividade e Envelhecimento – Ressignificação da Vida” (Labour Editora - 2017); “Solaris – Indaiatuba: Histórias e Personagens da Terra do Sol” (MHK Editora – 2013; e “Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos” (Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas – 2008). Produtor cultural, atuou como curador nos eventos “Outubro Literário” (2015, 2016 e 2018), “Agosto das Artes (2015-2016) e “Festival das Tradições e Cultura Popular” (2016), tendo sido criador e curador do Salão de Artes Visuais de Indaiatuba-SP.

 

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Mariana Vilela Falaschi (AATESP – nº 808/0621)

Arteterapeuta formada pelo NAPE, AATESP 808/0621. É professora de Yoga com formação na Índia, pós-graduada em Acupuntura e Mestre Reiki. Morou na China, Índia e Europa e, por isso, traz muito da cultura oriental para suas aulas e atendimentos.

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Bia Szvat (AATESP nº 639/0420)

Arteterapeuta, psicanalista Junguiana pelo Instituto de Psicanálise Junguiano de Praga-RepúblicaTcheca, Dramaterapeuta e especialista em Teatro. Graduada em Comunicação Social, com 12 anos de experiência em dramaterapia e arte educação na POLI/USP e realizando projetos na França com a Cia Nie Wien com pesquisas de interações da expressão artística e terapias combinadas desde 2015. É também preparadora de elenco para cinema (O Segundo Homem) e TV (Eta Mundo Bom, Liberdade Liberdade, Retrato Falado, Outro Lado do Paraíso, A Dona do Pedaço) e diretora de Teatro, com inúmeros espetáculos no Brasil e vários países (Alemanha, Sérvia, Colômbia, França, Hungria, República Tcheca).

certificação

O curso de Aperfeiçoamento em Linguagens Expressivas Terapêuticas  possui certificação digital NAPE

FC Linguagens Expressivas

Os pagamentos serão realizados através de PIX (matrícula) e boleto bancário (parcelas das mensalidades).

INVESTIMENTO:

Inscrição Individual

4x de R$250,00/PESSOA

Inscrição Associados AATESP, AMART, ACAT, ABCA, demais associações de Arte, Alunos e Ex alunos NAPE (pós-graduação ou extensão)

Valor promocional em comemoração aos 25 anos do NAPE.

Certificado digital de 32h/a

Aulas teórico vivenciais + leituras e filmes

4x de R$200,00/PESSOA

Curso Presencial Remoto em Português.

O curso não será gravado.

Os pagamentos serão realizados por  Pix

*Inscreva-se e consulte as condições

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