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Psicologia Analítica

CURSO de capacitação online

Arte Reabilitação:

Arte, Criatividade e Contemporaneidade

A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung é conhecida e difundida por sua dinâmica abrangente de toda dimensão Psicológica do indivíduo e da cultura. Quando adentramos o funcionamento de suas obras e expressividade, viajamos por um universo potente de autoconhecimento, que se torna uma importante ferramenta de reflexão para vida de forma criativa e espontânea. Os escritos de Jung permanecem vivos e são inspirações para outros corações que anseiam por expressão. Nessa linha histórica, deparamos com nomes importantes de pessoas que se dedicaram a uma vida criativa. Encontramos Nise da Silveira, James Hillman, Verena Kast, Marie-Louise Von Franz, Joseph Campbell, entre outros que dedicaram suas produções ao campo do ser!

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O QUE VOCÊ
APRENDERÁ:

Esse curso foi pensando como um caminho imersivo ao legado do Jung e suas contemporaneidades pela voz de autores (as) Pós-Junguianos (as), no paralelo entre a teorias e práticas e o campo simbólico.  Nosso objetivo é proporcionar uma jornada reflexiva, criativa e inventiva. Acreditamos que estes são instrumentos fundamentais para uma vida saudável - confiamos que todo self está a espreita de sua realização. Nesse contexto, o curso de Capacitação em Psicologia Analítica: Arte, Criatividade e Contemporaneidade será desenvolvido durante 10 encontros com temáticas que permeiam o relacional humano nos seus aspectos biológicos, familiares, afetivos, emocionais, espiritual e sociais. 

"É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade"

Nise da Silveira 

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  • 10 Meses

  • Carga Horária

Aulas com a presença do professor, um sábado por mês das 8h30 às 17h30

180 horas entre aulas téoricas/práticas, leituras e produções criativas

  • Atividades Práticas 

Atividades ao longo do curso e feedback do professor

  • Certificação

Certificado de conclusão digital NAPE

COMO SERÃO
REALIZADAS AS AULAS:

No formato online, as aulas serão realizadas por transmissões em tempo real pelo Zoom, tendo por relevância a importância da interação entre participantes e professores(as). Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.

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Troque conhecimento e esclareça dúvidas

Coloque o aprendizado em prática

Acesse os materiais de aprofundamento

O curso será realizado de forma presencial remota e pode ser visto em seu computador ou smartphone.

As aulas remotas tem a presença do professor dada a relevância de interação entre os participantes.

Realize atividades práticas durante as aulas e em casa para complementar o aprendizado.

Uma seleção de leituras, filmes e produções criativas (trabalhos de arte e escrita criativa) aguardam por você.

PARA QUEM ESTE
CURSO É INDICADO:

Nosso curso destina-se a todos(as) que queiram conhecer e aprofundar seus conhecimentos da Psicologia Analítica com ênfase na arte, criatividade e suas contemporaneidades. Destaca-se que esse curso não é restrito apenas para Psicólogos (as), médicos(as) ou terapeutas, é para todos(as) que anseiam por fusões criativas.

PROGRAMA
DO CURSO:

Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.

  • SOBRE O CURSO
    Arteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos. Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros. O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Garantindo a qualidade do curso todos os professores são arteterapeutas e filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.
  • MATRIZ CURRICULAR
    Módulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Escrita Criativa como forma de comunicação. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Reconhecimento da bagagem de ideais, recordações e sentimentos dos alunos; Relato escrito das experiências trasformadoras dos alunos ao longo do curso, construído coletivamente e concretizado na forma de livro, organizado e editado pelos coordenadores do curso; Elaboração do livro: conteúdo, apresentação, processo, ilustração, revisão e edição. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.

PROFESSORES
DO CURSO:

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Aline Lisboa Farias: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduanda em Arteterapia pela FAVI - Faculdade Vicentina  em parceria com o NAPE - Núcleo de Arte e Educação. Cursou a formação de Guardiã de Círculos de Mulheres, método Soraya Mariani, pela Universidade do Sagrado Feminino. Proprietária da Lysis Clínica de Psicologia, com atuação em atendimentos individuais a crianças, adolescente, adultos e idosos há 8 anos. Responsável técnica e supervisora clínica da equipe Lysis.Co-fundadora do Cor&Ação, ministrando workshop e vivências com foco em expressões criativas.

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Bianca Molica Ganuza: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

􀀚􀀚􀀗􀀒􀀓􀀗􀀕􀀔􀀑􀀃Psicóloga formada pela UNESP, psicoterapeuta junguiana com curso intensivo pelo Jung Institut na Suiça e Arteterapeuta pelo NAPE em parceria com a FAVI - Faculdade Vicentina. Em sua trajetória profissional teve experiência em diferentes segmentos como a área hospitalar, educacional, startup de tecnologia, consultoria e em multinacional. Os processos criativos e a cultura maker sempre fizeram parte dos seus estudos e produtos, tendo explorado as dimensões da gamificação e do flow no desenvolvimento de líderes. Com tecnologia, os destaques da sua experiência são a implantação de uma universidade corporativa online para profissionais da saúde, gamificação, produção de conteúdos figitais para desenvolvimento pessoal e análise de dados de tecnologia de reconhecimento facial. Como psicoterapeuta utilizando recursos expressivos, iniciou os primeiros atendimentos online há muitos anos, para os seus pacientes que mudaram de país. Palestrante e professora da pós-graduação em Arteterapia do NAPE desde 2011.  

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Carlos Vendramini: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

􀀚􀀚􀀗􀀒􀀓􀀗􀀕􀀔􀀑􀀃Psicólogo Clínico; Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto; 􀀳Pós-graduado em Arteterapia pela Faculdade Vicentina, em parceria com o NAPE - Núcleo de Arte e Educação. Estuda, pesquisa e aplica a Psicologia Profunda há 9 anos, promovendo atendimento e supervisão clínica. Realiza encontros e vivências no campo educacional e saúde com enfoque em processos criativos e expressivos. Também atuou no Terceiro Setor em Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA) e no Acolhimento institucional familiar da Cidade de São Paulo.

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Eurípedes Gomes da Cruz Junior: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Graduado em Composição pela Escola de Música da UFRJ, com mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/Museu de Astronomia. Trabalhou durante 30 anos no Museu de Imagens do Inconsciente onde foi vice-diretor e desde 2010, realizando documentários científicos, publicações e exposições no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha no Museu Nacional de Belas Artes/Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura, onde atualmente é curador da coleção de esculturas. Foi membro do Conselho de Cultura da cidade do Rio de Janeiro de 2011 a 2015. Membro-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio.

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Regis Cícero da Costa: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Psicólogo, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFESP/EPM – Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, Especialista em Dependência Química; Arterapeuta em formação pela FAVI em parceria com NAPE - Núcleo de Arte e Educação; Psicólogo pela FG – Faculdades Integradas de Ciências Humanas Saúde e Educação de Guarulhos. Foi Supervisor de Plataforma de Curso “Operadores do Direito - Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas” pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo; atuou como educador socioeducativo em abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua, na Fundação Casa com adolescentes em conflito com a lei e em medidas socioeducativas internos ou em liberdade assistida em cursos profissionalizantes. Atua no SUS – Sistema Único de Saúde na Saúde Mental e Dependência Química em CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, faz preceptoria de estágios em Graduação de Psicologia. Participa de Fóruns de construção de Políticas Públicas em Saúde Mental e Redução de Danos; Realiza Oficinas de Reabilitação e Reinserção Social via arte e cultura.

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Victor Losacco: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Psicoterapeuta, estudou Psicossíntese na Itália - Firenze em 1994; estudou Psicologia Transpessoal na Índia, fez especialização em Educação - USP na Faculdade de Educação; Estudou Astrologia Clínica; é Mestre em Psicologia Transpessoal - Índia, H.P - Dharamsala; estuda a Consciência Humana em relação a glândula pineal em parceria com Prof. Dr. Marck P. Dittmman, Pd.D.; professor titular de Mandalas Terapêuticas - LEDED/ CEDH&T; conferencista nas Américas; além de coordenador de workshops e cursos; professor supervisor em Psicologia Clínica; professor pesquisador em Psicologia - Laboratório da Consciencia Humana;  coordenador de grupos de estudo da Consciencia Huamana (LEDEC); professor de Psicologia Transpessoal I e II (LEDEC); professor de Mandalas na Universidade de Buenos Aires - Argentina; Doutor em Psicologia Transpessoal.

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