Home
Pós em Arteterapia
1920x200px banner_2.jpg

PÓS GRADUAÇÃO em Arteterapia

 

campinas - são paulo - São paulo noturno

COORDENADORa:

Fabíola Gaspar

CATEGORIA:

Pós Graduação Lato Sensu

CARGA HORÁRIA:

520h

DSC_0169.JPG

O curso de pós-graduação em arteterapia oferecido pelo NAPE é ótimo! Além de professores experientes e materiais diversos, temos a oportunidade de aprender não só o teórico, mas também vivenciar, criando maior proximidade com as práticas terapêuticas. Outro grande diferencial é o apoio oferecido pelo NAPE e sua equipe.

Thaís Roussille - Historiadora

"Em nossa pós graduação o embasamento teórico, as atividades práticas e o estudo de casos caminham juntos."

 

Fabíola Gaspar

 

        DESCRIÇÃO    

Arteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos.

Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros.

O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. 

Garantindo a qualidade do curso todos os professores são formados em psicologia ou são Arteterapeutas filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia.

As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.

Da sala de aula à uma renomada arteterapeuta:

Mariel Granato

Luiz Carlos Mello diretor e curador do Museu de Imagens do Inconsciente - Nise da Silveira - RJ

        VANTAGENS    

Reconhecido pelo MEC
Aulas teóricas, vivenciais e estudos de caso (histórias de vida)
Seguimos os parâmetros da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia)
Carga horária Total 520 horas, com carga horária de 420 horas aula com professor
Atendemos as normas da AATESP
Estágio supervisionado
Espaço físico atende as normas do MEC , possui acessibilidade, saída de emergência e segurança 24 horas
Oferecemos vários lugares para estágio, inclusive aceitamos o próprio lugar de trabalho do nosso discente.
Material didático digital
Oferecemos TODOS os recursos materiais além de uma bolsa personalizável para transporte
Valor fixo até o final do curso
Suporte digital e Portal do Aluno
 

        matriz curricular    

Módulo I - Fundamentos da Arteterapia


Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico.




Módulo II - Fundamentos da Arte.


A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos.




Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais.


Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental.
Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social.




Módulo IV - Ciclo de Desenvolvimento Humano.


Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer.




Modulo V - TCC: Trabalho de Conclusão de Curso


Trabalho de Conclusão de Curso: Redação e Ilustração de um livro artesanal individual, elaborado pelo proprio aluno e apresentação artística em grupo no final do curso.




Modulo VI - Supervisão de Estágio.


Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.




Módulo VII - Arteterapia, Inovação e Mídias Digitais.


Arteterapia, Inovação e Mídias Digitais.





 

        agenda    

Para acessar os currículos completos, clique AQUI

corpo docente

CAMPINAS

Início: 3 de julho 2021

Horário: Final de semana sendo sábado das 8h as 18h e domingo das 8h as 13h

Duração: 20 meses

corpo docente

Para acessar os currículos completos, clique AQUI

Início: 3 de julho de 2021

Horário: Final de semana sendo sábado das 8h as 18h e domingo das 8h as 13h* 

Duração: 20 meses

SÃO PAULO

SÃO PAULO

noturno

corpo docente

Para acessar os currículos completos, clique AQUI

Início: 13 de julho de 2021
Horário: Semanalmente majoritariamente as quintas-feiras das 18:30h as 22:30h**
Duração: 20 meses

 

        FALE CONOSCO E RECEBA TODAS AS INFORMAÇÕES    

arrow&v

Obrigado por enviar! Entraremos em contato em breve.