PÓS GRADUAÇÃO em Arteterapia

aplicada à Educação, Saúde, Social e nas Empresas:

 

campinas - são paulo - São paulo noturno

COORDENADORa:

Fabíola Gaspar

CATEGORIA:

Pós Graduação Lato Sensu

CARGA HORÁRIA:

520h

O curso de pós-graduação em arteterapia oferecido pelo NAPE é ótimo! Além de professores experientes e materiais diversos, temos a oportunidade de aprender não só o teórico, mas também vivenciar, criando maior proximidade com as práticas terapêuticas. Outro grande diferencial é o apoio oferecido pelo NAPE e sua equipe.

Thaís Roussille - Historiadora

"Em nossa pós graduação o embasamento teórico, as atividades práticas e o estudo de casos caminham juntos."

 

Fabíola Gaspar

DESCRIÇÃO

 

Arteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos.

Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros.

O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. 

Garantindo a qualidade do curso todos os professores são formados em psicologia ou são Arteterapeutas filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia.

As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.

Da sala de aula à uma renomada arteterapeuta:

Mariel Granato

Luiz Carlos Mello diretor e curador do Museu de Imagens do Inconsciente - Nise da Silveira - RJ

MATRIZ CURRICULAR


Módulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental.
Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Redação e Ilustração de um livro artesanal individual, elaborado pelo proprio aluno e apresentação artística no final do curso. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.





 
 

agenda

Para acessar os currículos completos, clique AQUI

corpo docente

CAMPINAS

Início: 27 de fevereiro 2021

Horário: Final de semana sendo sábado das 8h as 18h e domingo das 8h as 13h

Duração: 24 meses

corpo docente

Mais informações em breve.

Início: 1º semestre de 2021

Horário: Final de semana sendo sábado das 8h as 18h e domingo das 8h as 13h *

Duração: 24 meses

vale do paraíba

corpo docente

Para acessar os currículos completos, clique AQUI

Início: 6 de fevereiro de 2021

Horário: Final de semana sendo sábado das 8h as 18h e domingo das 8h as 13h* 

Duração: 24 meses

SÃO PAULO

SÃO PAULO

noturno

corpo docente

Para acessar os currículos completos, clique AQUI

Início: 25 de fevereiro de 2021

Horário: Semanalmente as quintas-feiras das 18:30h as 22:30h*

Duração: 24 meses

 

FALE CONOSCO E RECEBA TODAS AS INFORMAÇÕES

arrow&v
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Parceria

Quero Logo.png

© 2018 by NAPE