CATEGORIA: Curso Livre
CARGA HORÁRIA: 60h
próxima turma: 2021
CERTIFICAÇÃO: Sim
DESCRIÇÃO
ALQUIMIA EXPRESSIVA® É UMA JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL ATRAVÉS DA FORÇA CRIATIVA DAS MANDALAS.
Do conhecimento ancestral da Alquimia para as modernas práticas integrativas, neste curso online de formação de terapeutas você será capacitado a utilizar o método que usa recursos expressivos para a promoção de bem-estar.
Através dos cinco elementos de força da natureza, atenção plena, mandalas alquímicas e escrita criativa, nesta metodologia exclusiva de terapia integrativa você irá aprender como a criatividade pode ajudar a fortalecer a saúde, a intuição e o autoconhecimento de seus clientes.
POR QUE ALQUIMIA?
Alquimia é a arte da transformação. Encontram-se registros da alquimia sendo praticada no Egito antigo, na Mesopotâmia, na Anatólia, na China, na Grécia, na Europa e no mundo Islâmico. Os alquimistas baseavam-se nos quatro elementos: terra, água, ar e fogo, experimentando e buscando formas de aceleração dos processos da natureza com o objetivo de obter a Pedra Filosofal - Lapis Philosophorum e assim transmutar metais inferiores em ouro, produzir uma medicina para todos os males e o elixir da Longa Vida. Essa busca e os processos alquímicos em si podem ser entendidos na verdade como símbolos e metáforas da transformação pessoal.
Jung foi um dos primeiros, inclusive, a estudar essa relação dos processos alquímicos como uma projeção do nosso caminho de evolução e amadurecimento emocional. A Alquimia com esse olhar simbólico e contemporâneo faz parte da inspiração que gerou os princípios do método.
POR QUE MANDALAS?
Mandalas são produzidas espontaneamente em diferentes culturas há milhares de anos. Do sânscrito, a palavra significa círculo e consistem em representações arquetípicas da totalidade. Encontramos mandalas desde as tradições budistas até em objetos sagrados de tribos primitivas.
Jung observou que vários dos seus pacientes produziam mandalas sem saber seu significado, ficando evidente que havia ali a manifestação de uma força organizadora e curativa. O próprio Jung relata que tinha como prática desenhar mandalas. No método Alquimia Expressiva® utilizamos a mandala como ferramenta e metáfora do vaso hermético, o vaso alquímico permitindo que através de recursos expressivos o cliente entre em contato com a força criativa e curativa em si mesmo.
ALQUIMIA EXPRESSIVA®
No método Alquimia Expressiva® usamos esse conhecimento ancestral e simbólico como inspiração para deixar fluir o potencial criativo na promoção de saúde e bem estar. Os quatro elementos da natureza, as mandalas alquímicas, a escrita criativa e exercícios de atenção plena fazem parte do método que através de sessões estruturadas levam o cliente a passar por uma jornada de autocuidado e autoconhecimento.
A criatividade vista hoje como uma força essencial seja no trabalho, no enfrentamento de problemas, na felicidade e até como fator de proteção na saúde mental será estimulada e com isso o cliente poderá colher inúmeros benefícios para a vida como um todo.
Como um método de cuidado integrativo, entretanto, cabe ressaltar que não visa substituir qualquer tratamento médico ou psicológico, mas complementar a abordagem de plano de cuidados da pessoa atendida.
vantagens
Curso 100% online e registrado
Conteúdo completo: 7 Módulos, 60horas de conteúdo com aulas gravadas, exercícios, assessment exclusivo do método, apostilas digital e sessões ao vivo de mentoria
Vivência prática: você irá receber um kit digital para confecção do seu álbum alquímico ao longo do curso.
A QUEM SE DESTINA O CURSO
Método estruturado: você saberá exatamente o que propor nas 12 sessões que compõem a jornada do cliente
6 sessões de mentoria ao vivo por turma para tirar suas dúvidas
Aula bônus “O arquétipo do Curador Ferido: o autocuidado necessário para terapeutas e profissionais do cuidado.”
Pessoas que tenham por objetivo atuar como terapeutas integrativos. Coaches, terapeutas holísticos e profissionais da saúde que queiram complementar a sua atuação.
conteúdo
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SOBRE O CURSOArteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos. Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros. O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Garantindo a qualidade do curso todos os professores são arteterapeutas e filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.
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MATRIZ CURRICULARMódulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Escrita Criativa como forma de comunicação. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Reconhecimento da bagagem de ideais, recordações e sentimentos dos alunos; Relato escrito das experiências trasformadoras dos alunos ao longo do curso, construído coletivamente e concretizado na forma de livro, organizado e editado pelos coordenadores do curso; Elaboração do livro: conteúdo, apresentação, processo, ilustração, revisão e edição. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.
corpo docente
Bianca Molica Ganuza
Psicoterapeuta junguiana, arteterapeuta e coach. Em sua trajetória profissional teve experiência em diferentes segmentos como a área hospitalar, educacional, startup, consultoria e em multinacional. Os processos criativos e a cultura maker sempre fizeram parte dos seus estudos e produtos, tendo explorado as dimensões da gamificação e do flow no desenvolvimento de líderes, bem como o papel do lúdico nos cuidados integrativos. Atua há 19 anos com desenvolvimento humano como terapeuta, consultora e empresária. Possui diversos livros publicados de educação emocional voltados para o público infanto juvenil, nos quais presta a sua colaboração social. Palestrante e professora da pós-graduação do Nape desde 2011.
Celso Falaschi
Jornalista, arteterapeuta e produtor cultural. Professor em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Campinas, Universidade Metodista de São Paulo e Faculdade Vicentina. Professor do NAPE desde 2006. Consultor had-hoc do Ministério da Educação. Formações em Terapia Aura-Soma pelo Tedford Institute do Reino Unido; Valores Humanos (Fundação Peirópolis), Cultura de Paz e Não Violência (Unipaz SP),
Psiconeuroimunoendogrinologia (Esdras G. Vasconcelos), Stress e Resiliência (Instituto de Psicologia da USP). Palestrante e conferencista internacional. Conselheiro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – Criabrasilis. Pesquisas e produção acadêmica em Biografismo e Escrita Criativa.
Mariana Vilela Falaschi
Arteterapeuta pela FAVI em parceria com NAPE. Formação de Professores de Yoga, no “The Yoga Institute”, Mumbai India, pós graduada em Acupuntura e Medicina Chinesa, Instituto Cayce/Unicastelo. Estagiou em acupuntura no Hospital de Beijin, China. Foi Personal Yoga Trainer na Índia e Nepal e modelo internacional nas cidades de São Paulo, Santiago, Istanbul, Milão, Londres, Hong Kong, Mumbai entre outras. Atualmente é Professora de Yoga no Espaço Amari, Jundiaí e conduz workshops de Mandalas em fios de lã, Pintura Espontânea com Pigmentos Naturais e Vivência Aksee Vive.
perguntas frequentes
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SOBRE O CURSOArteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos. Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros. O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Garantindo a qualidade do curso todos os professores são arteterapeutas e filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.
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MATRIZ CURRICULARMódulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Escrita Criativa como forma de comunicação. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Reconhecimento da bagagem de ideais, recordações e sentimentos dos alunos; Relato escrito das experiências trasformadoras dos alunos ao longo do curso, construído coletivamente e concretizado na forma de livro, organizado e editado pelos coordenadores do curso; Elaboração do livro: conteúdo, apresentação, processo, ilustração, revisão e edição. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.
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