CURSO online com a presença do professor - Nova turma
Formação de Terapeutas em Mandalaterapia
da Criação Espontânea ao
Estado Modificado de Consciência
“Vi que tudo, todos os caminhos que tenho seguido, todos os passos que dei, conduzem a um único ponto - nomeadamente, ao ponto médio. Tornou-se cada vez mais claro para mim que a mandala é o centro. É o expoente de todos os caminhos. É o caminho para o centro, para a individuação." Carl G. Jung
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8 Meses
Aulas com a presença do professor, um sábado por mês das 9h às 17h
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Carga Horária
120 horas, distribuídas em 8 aulas e trabalhos extracurriculares.
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Recursos Materiais
Os recursos materiais serão inclusos e enviados diretamente para sua casa
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Certificação
Realização: NAPE
Certificação: NAPE
O QUE VOCÊ
APRENDERÁ:
A proposta desse curso é formar Terapeutas em Mandalaterapia.
Durante o curso iremos instigar os participantes a entrarem em uma jornada de autoconhecimento e ao mesmo tempo propiciar a sua atuação como Terapeuta em Mandalaterapia. Não é um curso que visa somente ensinar técnicas variadas, mas sim formar profissionais com foco em Mandalas. Nosso objetivo maior é propiciar um caminho de transformação interior, um mergulho espontâneo e ao mesmo tempo ordenado, reflexivo, buscando o fortalecimento da psique humana e a compreensão das manifestações do Universo.
"Eu sabia que, ao encontrar o mandala
como uma expressão do eu, havia alcançado
o que era para mim o máximo."
Carl G. Jung
COMO SERÃO
REALIZADAS AS AULAS:
As aulas ocorrerão um sábado por mês, das 9h às 17h.
No formato online, as aulas serão realizadas por transmissões em tempo real pelo Zoom, tendo por relevância a importância da interação entre participantes e professores(as). Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.
Datas confirmadas:
● 16 de setembro de 2023
● 21 de outubro de 2023
● 18 de novembro de 2023
● 09 de dezembro de 2023
● 13 de janeiro de 2024
● 24 de fevereiro de 2024
● 23 de março de 2024
● 20 de abril de 2024
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Troque conhecimento e esclareça dúvidas
Coloque o aprendizado em prática
Acesse os materiais de aprofundamento
O curso será realizado de forma Online Ao vivo ( com a presença do professor) e pode ser visto em seu computador ou smartphone.
As aulas remotas tem a presença do professor dada a relevância de interação entre os participantes.
Realize atividades práticas durante as aulas e em casa para complementar o aprendizado.
Leituras aguardam por você em nosso Portal do Aluno.
Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.
PARA QUEM ESTE
CURSO É INDICADO:
O curso será destinado aos profissionais das áreas da educação, artes, saúde, social, terapeutas e áreas afins.
PROGRAMA
DO CURSO:
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SOBRE O CURSOArteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos. Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros. O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Garantindo a qualidade do curso todos os professores são arteterapeutas e filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.
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MATRIZ CURRICULARMódulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Escrita Criativa como forma de comunicação. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Reconhecimento da bagagem de ideais, recordações e sentimentos dos alunos; Relato escrito das experiências trasformadoras dos alunos ao longo do curso, construído coletivamente e concretizado na forma de livro, organizado e editado pelos coordenadores do curso; Elaboração do livro: conteúdo, apresentação, processo, ilustração, revisão e edição. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.
FACILITADORES
DO CURSO:
Coordenação Técnica:
Fabíola Gaspar
Educadora, mestre em Educação Comunitária na Infância e Juventude pela EST – Escola Superior de Teologia, pós graduada em Psicossomática pela FACIS – Faculdade de Ciências e Saúde Integrada e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica - CRP/SP. É idealizadora e coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Arteterapia nas cidades de Campinas, São José dos Campos e São Paulo/ Capital.
Cristina Paula e Souza:
Psicóloga clínica, atende em consultório particular há mais de 30 anos. Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, certificada M.A.R.I. (Mandala Assessment Ressarci Instrument) e Creating Mandala Program – Susanne Fincher (Atlanta, GE, USA). Facilitadora SoulCollage®, certificada por Catherine Anderson (Stoneville, NC, USA). Facilitadora de módulos na UNIPAZ Curitiba, e facilitadora de módulos do Curso de Mandalas Terapêuticas e Espiritualidade do IPQ, no HCFM USP (São Paulo) e no FACES. Psicóloga voluntária no Centro Santa Marta por 24 anos.
Eurípedes Gomes da Cruz Junior:
Graduado em Composição pela Escola de Música da UFRJ, com mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/Museu de Astronomia. Trabalhou durante 30 anos no Museu de Imagens do Inconsciente onde foi vice-diretor e desde 2010, realizando documentários científicos, publicações e exposições no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha no Museu Nacional de Belas Artes/Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura, onde atualmente é curador da coleção de esculturas. Foi membro do Conselho de Cultura da cidade do Rio de Janeiro de 2011 a 2015. Membro-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio.
Marcia Regina Rosa:
Administradora de Empresas, trabalhou por 15 anos em empresa de grande porte. Psicóloga clínica, atende há mais de 20 anos em consultório particular, atuou também na área educacional (crianças e educadores em educação infantil) e na psico-oncologia, em casa de apoio ao paciente oncológico. Arteterapeuta pelo NAPE – Núcleo de Arte e Educação e Terapeuta Floral de Bach, pós-graduada em Psicologia Transpessoal e certificada Creating Mandala Program – Susanne Fincher (Atlanta, GE, USA). Facilitadora SoulCollage®, certificada por Catherine Anderson (Charlotte, NC, USA). Facilitadora de módulos do Curso de Mandalas Terapêuticas e Espiritualidade do IPQ, no HCFM USP (São Paulo).
Samantha Baracchini Botamed:
Tradutora e Bacharel em Relações Internacionais. Graduanda em Psicologia. Arteterapeuta Infantojuvenil com abordagem na Psicologia Analítica pelo NAPE – Núcleo de Arte Educação, Mandalaterapeuta. Formação em Artes e Terapia com Mandalas pela Escola de Artes e Terapia com Mandalas, EATM, discente e colaboradora do curso Violência, Arte Terapia e Grupos Operativos da FFCLRP - USP.
Victor Losacco:
Psicoterapeuta, estudou Psicossíntese na Itália - Firenze em 1994; estudou Psicologia Transpessoal na Índia, fez especialização em Educação - USP na Faculdade de Educação; Estudou Astrologia Clínica; é Mestre em Psicologia Transpessoal - Índia, H.P - Dharamsala; estuda a Consciência Humana em relação a glândula pineal em parceria com Prof. Dr. Marck P. Dittmman, Pd.D.; professor titular de Mandalas Terapêuticas - LEDED/ CEDH&T; conferencista nas Américas; além de coordenador de workshops e cursos; professor supervisor em Psicologia Clínica; professor pesquisador em Psicologia - Laboratório da Consciencia Humana; coordenador de grupos de estudo da Consciencia Huamana (LEDEC); professor de Psicologia Transpessoal I e II (LEDEC); professor de Mandalas na Universidade de Buenos Aires - Argentina; Doutor em Psicologia Transpessoal.
INVESTIMENTO:
matrícula
R$180,00 + 8X DE:
Inscrição Individual
R$225,00/PESSOA
Valor promocional em comemoração aos 25 anos do NAPE.
Certificado digital de 120h/a
Aulas teórico vivenciais + leituras.
Inscrição em grupos de 3 participantes
R$200,00/PESSOA
Inscrição em grupos de 5 ou + participantes
R$180,00/PESSOA
Curso Presencial Remoto em Português.
O curso não será gravado.
Os pagamentos serão realizados por Pix
É possível a isenção de matrícula nos casos em que o aluno providencie os recursos materiais. *Consulte a Lista de Materiais.
Inscrição Associados AATESP, AMART, ACAT, ABCA, demais associações de Arteterapia, Alunos e Ex alunos NAPE (pós-graduação ou extensão)
R$180,00/PESSOA
*Inscreva-se e consulte as condições
Promoção do curso:
Sankofa Cursos e Treinamentos