mandala-2780170_1280_amarelo.png
Home
Psicologia Analítica

CURSO de capacitação online

Psicologia Analítica:

Arte, Criatividade e Contemporaneidade

A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung é conhecida e difundida por sua dinâmica abrangente de toda dimensão Psicológica do indivíduo e da cultura. Quando adentramos o funcionamento de suas obras e expressividade, viajamos por um universo potente de autoconhecimento, que se torna uma importante ferramenta de reflexão para vida de forma criativa e espontânea. Os escritos de Jung permanecem vivos e são inspirações para outros corações que anseiam por expressão. Nessa linha histórica, deparamos com nomes importantes de pessoas que se dedicaram a uma vida criativa. Encontramos Nise da Silveira, James Hillman, Verena Kast, Marie-Louise Von Franz, Joseph Campbell, entre outros que dedicaram suas produções ao campo do ser!

Psicologia Analítica duotone_site_ICON.png
Psicologia Analítica duotone_site_op2.png

O QUE VOCÊ
APRENDERÁ:

Esse curso foi pensando como um caminho imersivo ao legado do Jung e suas contemporaneidades pela voz de autores (as) Pós-Junguianos (as), no paralelo entre a teorias e práticas e o campo simbólico.  Nosso objetivo é proporcionar uma jornada reflexiva, criativa e inventiva. Acreditamos que estes são instrumentos fundamentais para uma vida saudável - confiamos que todo self está a espreita de sua realização. Nesse contexto, o curso de Capacitação em Psicologia Analítica: Arte, Criatividade e Contemporaneidade será desenvolvido durante 10 encontros com temáticas que permeiam o relacional humano nos seus aspectos biológicos, familiares, afetivos, emocionais, espiritual e sociais. 

"É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade"

Nise da Silveira 

1_t6YNmYaZq8qrQr08xvE3Fw.jpeg
  • 10 Meses

  • Carga Horária

Aulas com a presença do professor, um sábado por mês das 9h às 17h

180 horas entre aulas téoricas/práticas, leituras e produções criativas

  • Atividades Práticas 

Atividades ao longo do curso e feedback do professor

  • Certificação

Certificado de conclusão digital NAPE

COMO SERÃO
REALIZADAS AS AULAS:

As aulas ocorrerão um sábado por mês, das 9h às 17h.

 

No formato online, as aulas serão realizadas por transmissões em tempo real pelo Zoom, tendo por relevância a importância da interação entre participantes e professores(as). Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.

Datas confirmadas:

2021: 6 de novembro e 4 de dezembro;

 

2022: 8 de janeiro; 5 de fevereiro; 12 de março; 9 de abril;
14 de maio; 4 de junho; 2 de julho e 6 de agosto.

004-mobile-service.png
003-online-lesson.png
002-sketch.png
001-video.png

Instale o APP do Zoom

Troque conhecimento e esclareça dúvidas

Coloque o aprendizado em prática

Acesse os materiais de aprofundamento

O curso será realizado de forma presencial remota e pode ser visto em seu computador ou smartphone.

As aulas remotas tem a presença do professor dada a relevância de interação entre os participantes.

Realize atividades práticas durante as aulas e em casa para complementar o aprendizado.

Uma seleção de leituras, filmes e produções criativas (trabalhos de arte e escrita criativa) aguardam por você.

PARA QUEM ESTE
CURSO É INDICADO:

Nosso curso destina-se a todos(as) que queiram conhecer e aprofundar seus conhecimentos da Psicologia Analítica com ênfase na arte, criatividade e suas contemporaneidades. Destaca-se que esse curso não é restrito apenas para Psicólogos (as), médicos(as) ou terapeutas, é para todos(as) que anseiam por fusões criativas.

PROGRAMA
DO CURSO:

Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.

# Psicologia Simbólica


A Psicologia simbólica aborda as dimensões psicológicas em todas as esferas do ser e da cultura; utilizamos símbolos e os padrões arquetípicos para compreender a vida. Nos debruçaremos nesse encontro sobre o universo simbólico e sua importância na construção de uma psique criativa e reflexiva.
• Psique defensiva x Psique criativa;
• Dialética dos opostos;
• Inconsciente coletivo e o processo de individuação;
• Reducionismo da repressão do inconsciente;
• Função Transcendente e o criar.




# Histórias, Mitos e padrões Arquetípicos





# Nise da Silveira: Alma Criativa


Foi na psicologia junguiana que Nise da Silveira encontrou o alicerce, a ferramenta básica para a compreensão das imagens produzidas nos ateliês de atividades expressivas criados por ela em contraposição às práticas desumanas da psiquiatria tradicional. Embora seu método seja transdisciplinar, assim como também o fazia Jung, não restam dúvidas sobre o papel principal que a psicologia analítica exerce no conjunto de sua obra. A confirmação das ideias de Jung nas pinturas dos pacientes do Engenho de Dentro foi apresentada no Congresso que ele organizou, em 1957, em Zurique. Eram sete salas de exposição, com quase duas centenas de obras. Nesta aula conheceremos um panorama dos principais temas ali apresentados, que reúnem os principais eixos das pesquisas da mestra brasileira.




# Jung e o Corpo: Símbolos e Simbologia


Jung e Corpo: estudo sobre a consciência e sua base no corpo. A imagem corporal ao longo do desenvolvimento humano. Memória corporal e a relação entre psique, ego e inconsciente. O corpo como um processo de individuação. O corpo da Deusa e o sagrado feminino. Movimento expressivo como possibilidade de conexão com o sagrado. O simbolismo do corpo pela mediação da arte. O corpo real e simbólico na atuação clínica. O corpo e a simbologia da pele, dos pés, das pernas, dos joelhos, da região sagrada, do coração, do pulmão, das mãos, da nuca e da cabeça.




# Arte, Expressões e Jung


A arte conduz o ser humano ao revelar-se. É por meio dela que expressamos, organizamos e regulamos nosso processo subjetivo do existir. Nesse encontro, observaremos a importância da arte em diferentes contextos da vida humana, tendo por caminho o olhar Junguiano como ponte ente psique, arte e expressão.
• O que é a arte?
• Arte como meio expressivo;
• Técnicas expressivas e criativas;
• A arte na educação;
• A arte institucionalizada.




# Psicologia Analítica nas Instituições


O mundo corporativo ou das instituições, sendo elas públicas ou privadas, demanda cada vez mais por competitividade e produtividade; o que pode ter um efeito colateral indesejado para os colaboradores e instituições nas relações hierárquicas e de equipe. Pensando nessas questões, vamos apresentar as contribuições das teorias da Psicologia Analítica (Arquétipos, Unus Mundus, Função Transcendente entre outras), que podem auxiliar nos eixos da complementariedade entre a cultura, o indivíduo e a sociedade. Traçando paralelos ao que é visível e invisível no mundo objetivo e simbólico, de modo a conjugar a integralidade nas dinâmicas relacionais entre a psicologia e o funcionamento das instituições.
“[...] a relação entre o criador e sua obra é dialética e, de acordo com a experiência, não raro é a obra que fala a seu criador.” – Carl Gustav Jung.




# Psicossomática: Quando o corpo expressa!





# Função Transcendente e Criatividade





# Sincronicidade: Tempo e Eternidade





# A Prática da Psicoterapia: Encontros com o Relacional Humano.


O processo psicoterápico envolve o relacional entre o analista e o analisando. Deste encontro, surgem potencialidades criativas no processo de amplificação da consciência que permeiam a dialética do par. Nessa aula, aprofundaremos sobre a dupla analítica, refletindo os principais impasses e potências desta junção que se formam no intuito do subjetivar-se.
• O que é a psicoterapia?
• Psicoterapia e atualidades;
• O encontro por meio da Psicoterapia;
• Relação terapêutica;
• O analista humano.





PROFESSORES
DO CURSO:

Coordenação Técnica: Carlos Vendramini

Aline Lisboa Farias: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduanda em Arteterapia pela FAVI - Faculdade Vicentina  em parceria com o NAPE - Núcleo de Arte e Educação. Cursou a formação de Guardiã de Círculos de Mulheres, método Soraya Mariani, pela Universidade do Sagrado Feminino. Proprietária da Lysis Clínica de Psicologia, com atuação em atendimentos individuais a crianças, adolescente, adultos e idosos há 8 anos. Responsável técnica e supervisora clínica da equipe Lysis.Co-fundadora do Cor&Ação, ministrando workshop e vivências com foco em expressões criativas.

Carlos Vendramini: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

􀀚􀀚􀀗􀀒􀀓􀀗􀀕􀀔􀀑􀀃Psicólogo Clínico; Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto; 􀀳Pós-graduado em Arteterapia pela Faculdade Vicentina, em parceria com o NAPE - Núcleo de Arte e Educação. Estuda, pesquisa e aplica a Psicologia Profunda há 9 anos, promovendo atendimento e supervisão clínica. Realiza encontros e vivências no campo educacional e saúde com enfoque em processos criativos e expressivos. Também atuou no Terceiro Setor em Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA) e no Acolhimento institucional familiar da Cidade de São Paulo.

Eurípedes Gomes da Cruz Junior: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Graduado em Composição pela Escola de Música da UFRJ, com mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/Museu de Astronomia. Trabalhou durante 30 anos no Museu de Imagens do Inconsciente onde foi vice-diretor e desde 2010, realizando documentários científicos, publicações e exposições no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha no Museu Nacional de Belas Artes/Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura, onde atualmente é curador da coleção de esculturas. Foi membro do Conselho de Cultura da cidade do Rio de Janeiro de 2011 a 2015. Membro-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio.

Regis Cícero da Costa: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Psicólogo, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFESP/EPM – Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, Especialista em Dependência Química; Arterapeuta em formação pela FAVI em parceria com NAPE - Núcleo de Arte e Educação; Psicólogo pela FG – Faculdades Integradas de Ciências Humanas Saúde e Educação de Guarulhos. Foi Supervisor de Plataforma de Curso “Operadores do Direito - Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas” pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo; atuou como educador socioeducativo em abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua, na Fundação Casa com adolescentes em conflito com a lei e em medidas socioeducativas internos ou em liberdade assistida em cursos profissionalizantes. Atua no SUS – Sistema Único de Saúde na Saúde Mental e Dependência Química em CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, faz preceptoria de estágios em Graduação de Psicologia. Participa de Fóruns de construção de Políticas Públicas em Saúde Mental e Redução de Danos; Realiza Oficinas de Reabilitação e Reinserção Social via arte e cultura.

Victor Losacco: 􀀤􀁕􀁗􀁈􀁗􀁈􀁕􀁄􀁓􀁈􀁘􀁗􀁄􀀃 􀀤􀀤􀀷􀀨􀀶􀀳􀀃

Psicoterapeuta, estudou Psicossíntese na Itália - Firenze em 1994; estudou Psicologia Transpessoal na Índia, fez especialização em Educação - USP na Faculdade de Educação; Estudou Astrologia Clínica; é Mestre em Psicologia Transpessoal - Índia, H.P - Dharamsala; estuda a Consciência Humana em relação a glândula pineal em parceria com Prof. Dr. Marck P. Dittmman, Pd.D.; professor titular de Mandalas Terapêuticas - LEDED/ CEDH&T; conferencista nas Américas; além de coordenador de workshops e cursos; professor supervisor em Psicologia Clínica; professor pesquisador em Psicologia - Laboratório da Consciencia Humana;  coordenador de grupos de estudo da Consciencia Huamana (LEDEC); professor de Psicologia Transpessoal I e II (LEDEC); professor de Mandalas na Universidade de Buenos Aires - Argentina; Doutor em Psicologia Transpessoal.

 

INVESTIMENTO:

matrícula

R$100,00 +

Inscrição Individual

10x de R$315,00/PESSOA

Inscrição em grupos de 3 participantes

10x de R$285,00/PESSOA

Inscrição em grupos de 5 ou + participantes

10x de R$250,00/PESSOA

Pague a matrícula no ato de sua inscrição e a primeira parcela apenas em novembro, com o início das aulas.

Certificado digital de 180h/a

Aulas teórico vivenciais + leituras, filmes e produções criativas

Curso Presencial Remoto em Português.

O curso não será gravado.

Os pagamentos serão realizados por boleto bancário.

*Inscreva-se e consulte as condições

Início: 6 de novembro de 2021 | Vagas Limitadas

mais informações e pré inscrição

arrow&v

Obrigado(a)! Entraremoss em contato em breve para continuidade de sua inscrição