CURSO de capacitação online
Psicologia Analítica:
Mitos e Folclore, Contos e Causos no Brasil Multicultural.
A Psicologia Analítica desenvolvida por Carl Gustav Jung, tem por característica a profundidade, a ampliação seja da essência da humanidade quanto da cultura, dialoga com as artes e com a constituição dos povos diante da linha do tempo abarcados pelo conceito de Inconsciente Coletivo, aquele que se aproxima do repositório de toda a humanidade. É uma Psicologia das relações, do cuidado e do afeto:
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” - Carl Gustav Jung.
E em respeito a esse cuidado é que se pensou esse curso, diante de todas as pautas sociais relacionadas a violência, estranhamentos culturais, sentimos a necessidade de olhar para nossa constituição enquanto povo de forma mais profunda, buscando para nossas origens, propor mais empatia, a busca pelo respeito às diferenças, ver as similaridades para acolher melhor.
Para isso, utilizaremos da Psicologia Analítica, das expressões culturais, folclore e mitos, contos e causos para compor as análises sobre as manifestações e expressões do povo brasileiro.
O QUE VOCÊ
APRENDERÁ:
Nesse curso, você encontrará uma discussão que aproximará o legado das teorias da Psicologia Analítica, desenvolvida por Carl Gustav Jung, traçando um paralelo de raciocínio com a constituição multicultural brasileira até a contemporaneidade.
Iremos nos deparar com os povos originais e as imigrações (desejadas e não), olharemos para a riqueza de cada cultura e suas expressividades. O que pode auxiliar o aluno a pensar intervenções com mais diversidade, responsabilidade social e cuidado.
"É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade"
Nise da Silveira
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8 Meses
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Carga Horária
Aulas com a presença do professor, um sábado por mês das 9h às 17h
120 horas entre aulas téoricas/práticas, leituras e produções criativas
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Atividades Práticas
Atividades ao longo do curso e feedback do professor
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Certificação
Certificado de conclusão digital NAPE
COMO SERÃO
REALIZADAS AS AULAS:
As aulas ocorrerão um sábado por mês, das 9h às 17h.
No formato online, as aulas serão realizadas por transmissões em tempo real pelo Zoom, tendo por relevância a importância da interação entre participantes e professores(as). Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.
Datas confirmadas:
2022: 30 de julho; 13 de agosto; 10 de setembro; 8 de outubro; 26 de novembro; 17 de dezembro.
2023: 21 de janeiro e 11 de fevereiro.
Instale o APP do Zoom
Troque conhecimento e esclareça dúvidas
Coloque o aprendizado em prática
Acesse os materiais de aprofundamento
O curso será realizado de forma presencial remota e pode ser visto em seu computador ou smartphone.
As aulas remotas tem a presença do professor dada a relevância de interação entre os participantes.
Realize atividades práticas durante as aulas e em casa para complementar o aprendizado.
Uma seleção de leituras, filmes e produções criativas (trabalhos de arte e escrita criativa) aguardam por você.
PARA QUEM ESTE
CURSO É INDICADO:
Nosso curso destina-se a todos(as) que queiram conhecer e aprofundar seus conhecimentos da Psicologia Analítica com ênfase em Mitos e Folclore, Contos e Causos no Brasil Multicultural. Destaca-se que esse curso não é restrito apenas para Psicólogos (as), médicos(as) ou terapeutas, é para todos(as) que anseiam por fusões criativas.
PROGRAMA
DO CURSO:
Todas as instruções para assistir as aulas serão enviadas a todos(as) os(as) alunos(as) antecipadamente.
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SOBRE O CURSOArteterapia: expressão através da arte de uma ideia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Um ato de sentir no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, cria e transforma. A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista, a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e autorrealizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos. Assim é a Arteterapia que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em diversas áreas em hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas entre outros. O processo criativo contribui para a solução de várias dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais. Garantindo a qualidade do curso todos os professores são arteterapeutas e filiados as Associações de Arteterapia de seu estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido, fazem de nossa pós graduação lato sensu um sucesso, atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.
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MATRIZ CURRICULARMódulo I - Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias; Linguagens e Práticas em Arteterapia Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. A Filosofia e a relação entre a criação do universo e os e os 4 elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Relação entre processos criativos e processos terapêuticos O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação, saúde e social. Princípios básicos para trabalhar em grupos. Criatividade, Histórias e Mitos no processo terapêutico. Módulo II - Fundamentos e Linguagens da Arte. História da Arte. Criatividade. A transposição das diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, construção, tecelagem, música, dança e teatro. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Importância da Criatividade ao longo da história da Humanidade. Os efeitos do processo criativo no autoconhecimento e esenvolvimento pessoal. Escrita Criativa e o Programa de Educação em Valores Humanos. Módulo III - Fundamentos Psicológicos e Psicossociais. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung (inconsciente coletivo, animas e animus, personas, arquétipos, complexo, entre outros conceitos). Tipos Psicológicos (sensação, intuição, pensamento e sentimento). Relação entre os tipos psicológicos e os 4 elementos da natureza. Arte e Saúde: A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem. Noções básicas de Psicossocial. O resgate do criativo e do saudável nos adolescentes em conflito com a lei. Transformando energias destrutivas em energia criativa. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social. Módulo IV - Ciclo da Vida: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. O processo do saber com os olhos da criança. Os conflitos da passagem da infância para a adolescência. Jovens com dificuldades de comportamento. O papel do arteterapeuta no trabalho com crianças e adolescentes na contemporaneidade. As histórias e mitos como recursos para a inclusão. Investigação e intervenção através da arte. Um novo paradigma para o envelhecimento saudável. Aspectos e dimensões do envelhecer. Modulo V - Didática e Produção Científica. Trabalho de Conclusão de Curso: Escrita Criativa como forma de comunicação. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Reconhecimento da bagagem de ideais, recordações e sentimentos dos alunos; Relato escrito das experiências trasformadoras dos alunos ao longo do curso, construído coletivamente e concretizado na forma de livro, organizado e editado pelos coordenadores do curso; Elaboração do livro: conteúdo, apresentação, processo, ilustração, revisão e edição. Modulo VI - Práticas Supervisionadas e Ética Profissional. Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do Arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.
PROFESSORES
DO CURSO:
Coordenação Técnica: Fabíola Gaspar
Arthur Fernando Drischel:
Psicólogo e Arteterapeuta pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE, AATESP - 023/1203 atua como Mediador de Aprendizado e Vivências com Música desde 1994. É formado em Educação Artística com Habilitação em Música na FAP-PR, com Extensões Universitárias pela UFPR em: Piano Popular, Teclado, Técnica Vocal, Regência Coral, Flauta Doce, Teoria Musical, Harmonia Funcional, Improvisação e Composição. Pela UNICAMP, Extensões em: Ópera e Psicanálise, Movimentos Expressivos e Terapêuticos, Folclore, Neurolinguística, Fonética e Fonologia, Midiologia, Atualização em Arte Educação e História do Canto. Pós Graduado em Arteterapia (FAVI), formação no Programa de Valores Humanos - EDUCARE (HUMANITATIS) e conselheiro em adicções às drogas, pesquisa e aplica fundamentos terapêuticos com mandalas e música com Arteterapia.
José Jorge de Morais Zacharias:
Psicólogo, doutor em Psicologia Social (1994) e mestre em Psicologia da Escolar (1989), ambos pelo Inst. Psic. USP. Especialização em Psicoterapia Junguiana pela Fac. de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1994), e é membro analista da Associação Junguiana do Brasil e International Association for Analytical Psychology- IAAP. Foi docente convidado na PUCMG e titular na UNICID e USJT, onde desenvolveu docência, supervisão de estágio, atendimento clínico, e orientação de mestrado. É autor do Teste de Avaliação Tipológica QUATI e DTO (Ed. Vetor). Atua em docência, clínica, supervisão de base analítica e consultoria. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros e 6 livros publicados (Paulus e Vetor). Desenvolveu inventários para avaliação profissional pelo Grupo Catho. Participou de eventos no Brasil nas áreas de psicologia, cultura e religiosidade. Orientou dissertações, tese e TCCs nas áreas de Psicologia analítica, educação e Gestão de Pessoas. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Os principais temas da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tipologia junguiana, C. G. Jung, psicologia analítica, arquétipo, simbologia e mitologia brasileira, Quati, psicologia da religião e religiosidade, mitologia de matriz africana, psicologia e religião, clínica analítica junguiana, arteterapia e música.
Josué Ataide Mendes Lobato:
Psicólogo clínico e educacional, CRP 06/143590, artista cênico e educador. Trabalhou como ator no Sítio do Picapau Amarelo em 2010/2011 e de 2013 a 2017 como arteeducador e facilitador de grupos no projeto Espaço Adolescer Saudável, tendo sua prática premiada no 14º Congresso Nacional de Adolescência. Possui especialização em Sexualidade e atualmente é coordenador de Diversidade Sexual e Diversidade de Gênero no Conselho Regional de Psicologia, Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte. Formado em Arteterapia pelo NAPE - Núcleo de Arte e Educação. Realiza semanalmente um Grupo de Acolhimento à diversidade. Realiza também grupos de estudos em Psicologia Analítica. Pesquisa sobre a obra de C. G. Jung e os autores contemporâneos, mitologia, expressões artísticas e a contextualização da prática clínica na realidade brasileira.
Regis Cícero da Costa:
Me. Régis Cícero da Costa. Psicólogo Analítico, CRP 06/130109, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFESP/EPM – Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, Especialista em Dependência Química; Pós graduado em Arteterapia pelo NAPE - Núcleo de Arte e Educação. Foi Supervisor de Plataforma de Curso “Operadores do Direito - Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas” pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo; atuou como educador socioeducativo em abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua, na Fundação Casa com adolescentes em conflito com a lei e em medidas socioeducativas internos ou em liberdade assistida em cursos profissionalizantes. Atuou por quase 5 anos no SUS – Sistema Único de Saúde na Saúde Mental e Dependência Química em CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, fez preceptoria de estágios em Graduação de Psicologia. Participando de Fóruns de construção de Políticas Públicas em Saúde Mental e Redução de Danos; Realizando Oficinas de Reabilitação e Reinserção Social via arte e cultura.
INVESTIMENTO:
matrícula
R$250,00:
matrícula com direito a kit material
10 parcelas de R$315,00 para Interessados
10 parcelas de R$250,00 Para Participantes Associações Representativas da Arteterapia como AATESP, AMART, ACAT, ABCA, AARJ, etc
10 parcelas de R$220,00 para alunos e ex-alunos nape
Pague a matrícula no ato de sua inscrição e a primeira parcela apenas em julho, com o início das aulas.
Certificado digital de 120h/a
Aulas teórico vivenciais + leituras, filmes e produções criativas
Recursos materiais inclusos
Curso Presencial Remoto em Português.
O curso não será gravado.
Os pagamentos serão realizados por boleto bancário.
*Inscreva-se e consulte as condições