
curso online com a presença do professor
ARTE E AUTISMO na prática
INTERVENÇÃO, PRÁTICAS, E AÇÃO NOS CONTEXTOS TERAPÊUTICOS, EDUCACIONais E SOCIAis
INÍCIO: 25/04/2026
VAGAS ABERTAS
Horário: 9h às 17h
(intervalo das 12:30h às 13:30h)
CERTIFICAÇÃO digital
(Carga Horária): 60h
O curso Arte e Autismo: intervenção, prática e ação foi elaborado para capacitar profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, artes e demais campos do conhecimento, oferecendo um olhar abrangente e sensível sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Focado na prática, o curso oferece orientações e ferramentas para a realização de intervenções terapêuticas, educacionais e sociais em diferentes contextos, utilizando a arte como meio de expressão, comunicação e transformação.
O curso será realizado por meio de aulas on-line com transmissão ao vivo, permitindo interação direta com os professores para esclarecimento de dúvidas em tempo real e troca de experiências durante os encontros.
objetivos:
Apresentar a evolução do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo sinais precoces, critérios diagnósticos baseados no DSM-5, comorbidade e condições associadas. • Instrumentalizar para o uso de práticas artísticas que promovam o desenvolvimento, a comunicação e o bem-estar das pessoas com TEA em diferentes faixas etárias; • Capacitar profissionais para explorar a arte como recurso para expressar interesses, motivar aprendizagens, promover inclusão e alfabetização de crianças com TEA; • Estimular a construção de espaços sociais inclusivos por meio da arte, ampliando a participação e as habilidades sociais das pessoas com TEA; • Preparar profissionais para desenvolver um olhar atento e sensível às famílias de pessoas com TEA no processo terapêutico.
o que vocêvai aprender:
Panorama histórico e conceitual do TEA, critérios diagnósticos baseados no DSM-5, comorbidades e condições associadas, com ênfase na importância da avaliação e da intervenção como parte do cuidado integral.
QUEM PODE CURSAR:
O curso destina-se a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, artes e demais áreas interessados no tema, visando proporcionar uma compreensão ampla do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase no uso da arte como mediação para a aprendizagem, expressão e inclusão.

Matriz Curricular do curso
O NAPE propicia um embasamento teórico de qualidade, atividades práticas diferenciadas e estudo de casos reais conduzido pela nossa equipe de professores altamente qualificados.
coordenação técnica

Fabiola Gaspar: coordenadora técnica
Educadora, mestre em Educação Comunitária na Infância e Juventude pela EST – Escola Superior de Teologia, pós graduada em Psicossomática pela FACIS – Faculdade de Ciências e Saúde Integrada e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica - CRP/SP. É idealizadora e coordenadora dos cursos de pós graduação em Arteterapia nas cidades de Campinas, São Jose dos Campos e São Paulo/ Capital.
docência

Sandra Erica penha:
Arteterapeuta AATESP (496/0319) pós-graduada em Arteterapia pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE – Núcleo de Arte, Pesquisa e Educação. Graduada em Pedagogia e Artes Visuais, atualmente cursa o quarto ano de sua terceira graduação, em Fonoaudiologia. Pós-graduada em Psicologia e Transtorno do Espectro Autista, ABA - Análise do Comportamento Aplicada, Psicopedagogia e Educação Especial. Sua formação é complementada por uma ampla gama de capacitações voltadas aos transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo, além da abordagem ABA, os modelos DIR/Floortime, Denver, AT EASE Learning Model®, TEACCH, PECS, PODD e Integração Sensorial (Nível 1), entre outros.
Com mais de 10 anos de experiência na área do autismo, Sandra é também mãe de um adolescente de 16 anos com TEA, vivência que inspira e fortalece sua atuação profissional, pautada na missão de promover a inclusão social e disseminar conhecimentos sobre o transtorno. Criou e atua em projetos sociais e comunitários voltados para a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com TEA.
Sua trajetória inclui atuação no Departamento Municipal de Educação da cidade onde reside, onde ocupou o cargo de Assessora em Pedagogia da Educação Especial.
Atualmente, atua em consultórios e escolas, desenvolvendo atividades de natureza social e promoção de saúde. É docente no curso de pós-graduação em Arteterapia do NAPE, lecionando disciplinas como Reabilitação com Arte e Estágio Supervisionado para Casos de TEA e Outras Deficiências. Também ministrou o curso “Cores da Diversidade: Estratégias e Práticas no Universo Autista” no mesmo núcleo.
É autora do livro Ícaro – o voo do menino autista nas asas da Arteterapia e de artigos publicados em revistas científicas reconhecidas, como a Revista Arteterapia Cores da Vida, com o artigo "Arteterapia no tratamento de criança com Transtorno do Espectro Autista", e na revista da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP), com o artigo "Benefícios da arteterapia para crianças com TEA".

CAMILA VOLPE:
Arteterapeuta UBAAT (08/119-0709), pós graduada em Arteterapia pela Faculdade UNAR em parceria com o NAPE - Núcleo de Arte, Pesquisa e Educação, Psicóloga CRP 06/224812, Mestre em Educação Emocional; Esp. Saúde Mental - Medicina Funcional Integrativa; Esp. Psicologia Familiar Sistêmica - Grupos; Esp. ; Especializanda TEA, TDAH e Inclusão; Graduada em Educação. Capacitações em Gestão de Conflitos em Empresas Familiares; Life, Executive, Time, Leader e Business Coaching; Controle e Gerenciamento do Stress, SE - Somatic Experiencing®: Tratamento de Traumas Inter. III; A sabedoria do Trauma Dr.Gabor Maté, Focalizadora de Danças Circulares - Grupos. Experiências Profissionais recentes no Sest Senat Rio Preto: Palestra RH Fora da Caixa. Prefeitura Municipal de Sud Mennucci: Integração de TIME., SUZANO Papel e Celulose: Desenvolvimento Leader/Executive. FAMERP - Aulas Graduação e Pós Graduação.

Mariana falaschi:
Arteterapeuta AATESP (808/0621), pós-graduada em Arteterapia pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE – Núcleo de Arte, Pesquisa e Educação, do qual também faz parte da equipe de professores. Graduada em Medicina Veterinária, possui especialização em ABA e Estratégias Naturalistas aplicadas ao autismo e aos atrasos no desenvolvimento.
Desde 2023, atua em clínica ambulatorial conveniada, atendendo crianças e adolescentes com TEA e comorbidades. É capacitada no Inventário Portage Operacionalizado. Atende adolescentes e adultos neurotípicos em ateliê individual, além de ter conduzido grupos de Arteterapia para adultos em situação de vulnerabilidade social pelo CRAS de Jundiaí.
Também é professora de Yoga, mestre em Reiki e pós-graduada em Acupuntura. Realiza atendimentos integrativos.
calendário de aulas e materiais
datas das aulas:
recursos materiais
das 9h às 17h, um sábado por mês
-
25 de abril de 2026
-
30 de maio de 2026
-
27 de junho de 2026
-
25 de julho de 2026
-
22 de agosto de 2026
acesse a lista de materiais para organizar sua vida letiva
presente de matrícula:
Ao se matricular no curso, você ganhará o livro digital Ícaro – O voo do menino autista nas asas da arteterapia, de autoria de Sandra Érica da Silva Penha, uma das professoras do curso e referência nacional na arteterapia voltada para pessoas com TEA.
Este livro digital será parte do material de estudo do curso, oferecendo uma base teórica e prática que contribuirá para ampliar o repertório do estudante ou profissional e fortalecer sua atuação.
INVESTIMENTO
Matrícula
R$80,00
Propostas de Parcelas:
O curso é online com a presença do professor pela plataforma Zoom.
inscrição individual
5x R$225,00
associados e ex alunos
AATESP, AMART, ACAT, ABCA, demais associações e ex alunos NAPE (pós graduação ou extensão)
5x R$200,00
Os pagamentos serão realizados por boleto bancário, disponibilizados no Portal do Aluno do NAPE.
A cada boleto acertado será emitida uma
nota fiscal.
O curso não é gravado, portanto, NÃO HAVERÁ reposição de aula.
%2016_36_30_19ca4abc.png)



