top of page

Tipologia Junguiana: Extroversão e Introversão

Atualizado: 28 de set. de 2021



Para Jung, a extroversão refere-se a energia psíquica em movimento para o mundo externo, para fora do indivíduo, focada no objeto. O extrovertido verte pela boca aquilo que lhe enche o coração, ao passo que o entusiasmo do introvertido lhe fecha a boca. “(JUNG,1991, p 312). O extrovertido é, portanto, o sujeito das relações externas, do contato com as pessoas e vivencia suas experiências externas muitas vezes como forma de elaborar suas demandas psicológicas.

Aspectos da Extroversão:

  • foca-se na realidade exterior

  • As decisões de acordo com a realidade exterior

  • A ética e a moral são construídos de acordo com o que predomina no mundo.

  • São pessoas que se encaixam em quase qualquer ambiente

  • têm dificuldade em se adaptar.

  • São sugestionáveis, influenciáveis e tendem a imitar os demais.

  • Precisa de reconhecimento dos outros


Na introversão o sujeito está entregue ao mundo interior, realidade para qual sua libido se volta. Vale mais o relacionamento intrapessoal, a simbolização do objeto do que o contanto imediato e espontâneo com a realidade externa. Seus processos de elaboração psíquica situam-se na lógica do diálogo consigo mesmo.

Aspectos da introversão:

  • O movimento da libido se dá em direção ao mundo interior.

  • A realidade interior é de vital importância.

  • Tem natureza vacilante, meditativa e isolada.

  • Recua diante das situações e está sempre na defensiva.

  • As forças motivadoras vêm de fatores internos ou subjetivos.

  • Considera o extrovertido fanfarrão e superficial.


Dessa forma, podemos ainda destacar que não há um tipo puro de introvertido ou extrovertido. Todos possuímos uma verdade subjetiva e só podemos falar em desadaptação ou neurose quando uma atitude psicológica estiver exageradamente desenvolvida, impedindo o surgimento da correspondente oposta. Como durante o crescimento há a tendência de o indivíduo desenvolver predominantemente uma das duas atitudes, a correspondente oposta ficará adormecida no inconsciente e poderá ser desenvolvida com o tempo. (Grinberg, 2017, p. 93).


ATITUDE – Para onde está direcionada sua energia psíquica?

1. Extroversão – E: dirige a atenção para o mundo externo. Expressa-se melhor falando do que escrevendo, gosta mais de ouvir do que ler. Certa impulsividade, gosta de movimento e mudanças.

2. Introversão – I: orienta-se por fatores subjetivos, dirige a sua atenção para o seu mundo interior de impressões acerca do mundo. Normalmente controlado e retraído.

A partir de sua experiência clínica, Jung observou que não bastaria classificar os sujeitos apenas pela lente universal das atitudes, formas estas as quais os sujeitos se organizam e orientam suas ações no mundo. Dessa forma, além das atitudes psíquicas, Jung levou em consideração as funções psicológicas e as separou em quatro categorias.


As Funções Psicológicas:


Ao pensarmos as funções psicológicas, percebemos que cada introvertido e extrovertido poderá se portar de maneira diferente diante do mesmo fenômeno. Com a necessidade de adaptação a realidade exterior e interior a psique consciente faz uso das funções psicológicas. Jung identificou quatro funções psicológicas que o ego utiliza para se orientar, organizar e experienciar a vida: o pensamento, a sensação, a intuição e o sentimento. Elas são espécies de pontos cardeais da consciência. (Grinberg, 2017, p.94).


A consciência é dotada de um certo número de funções, que a orienta no campo dos fatos ectopsíquicos e endopsíquicos. A ectopsique é um sistema de relacionamento dos conteúdos da consciência com os fatos e dados originários do meio ambiente, um sistema de manipulação que concerne à minha manipulação dos fatos exteriores, com os quais entro em contato através das funções sensoriais. A endopsique por outro lado, é o sistema de relação entre os conteúdos da inconsciência e os processos postulados no inconsciente. (JUNG, 2017, p. 15)


 

Texto retirado da apostila do curso de pós graduação em Arteterapia do Profº Especialista - Diogo Olíveira

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page