



curso online com a presença do professor
a arte na educação ambiental
Seja um Educador Ambiental por meio da Arte!
INÍCIO: 21/03/26
VAGAS ABERTAS
Horário: 9h às 17h
(intervalo das 12:30h às 13:30h)
CERTIFICAÇÃO digital
(Carga Horária): 120h
A Educação Ambiental tem como objetivo sensibilizar, informar e formar as pessoas a respeito da importância de se proteger o meio ambiente, preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável para uma boa qualidade de vida.
Está prevista na Constituição Federal como uma das formas de garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado que é um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, cabendo ao poder público “ promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;” ( CF. Art. 225, § 1º, Inciso VI)
A Educação Ambiental também está incluída nas Diretrizes Curriculares Nacionais como disciplina transversal dos conteúdos do ensino formal, público e privado.
Para sua efetivação, as práticas de Educação Ambiental incluem atividades de expressão artística como forma de sensibilizar e abranger o maior número de pessoas. Nesse sentido, aliar as práticas artísticas com os conteúdos da Educação Ambiental alcançam duplo objetivo: sensibilizar e conscientizar grupos sobre o meio ambiente e proporcionar o autoconhecimento e o sentido de comunidade e pertencimento, sobretudo em populações mais vulneráveis.
O objetivo deste curso, portanto, é capacitar pessoas – professores ou agentes de educação, mas também interessados em geral, para a prática da Educação Ambiental por meio da Arte, a partir de fundamentos teóricos de ambas as disciplinas e de atividades práticas.
objetivos:
• O objetivo deste curso é capacitar pessoas – professores ou agentes de educação, mas também interessados em geral, para a prática da Educação Ambiental por meio da Arteterapia, a partir de fundamentos teóricos de ambas as disciplinas e de atividades práticas.
o que vocêvai aprender:
• O curso será ministrado por meio de aulas expositivas teóricas, exercícios e discussões de temas a partir de leituras previamente indicadas, além de práticas de atividades artísticas. Serão utilizados recursos como vídeos e apresentações de slides.
QUEM PODE CURSAR:
• O curso destina-se a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, artes e demais áreas interessados no tema.

Matriz Curricular do curso
O NAPE propicia um embasamento teórico de qualidade, atividades práticas diferenciadas e estudo de casos reais conduzido pela nossa equipe de professores altamente qualificados.
coordenação técnica
%2013_28_02_c9960f31.jpg)
Mônica Balestrin Nunes
AATESP 1060/0324. Arteterapeuta com especialização em Arteterapia pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE. Doutora em Geografia. Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Graduada em Letras e Geografia. Formada em encadernação clássica e restauro de livros pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro desde 1992. Tem experiência nas áreas de Licenciamento Ambiental e Planejamento Urbano e Regional. É Analista de infraestrutura do Governo Federal desde 2014 e desde 2018 atua no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama - no licenciamento ambiental, em especial na área de socioeconomia que inclui a Educação Ambiental. Já fez diversos cursos na área da administração pública e multidisciplinares, como Técnicas de Negociação e Solução de Conflitos e Relações Interpessoais e Feedback. É também tradutora de francês.
docência

CELSO FALASCHI:
AATESP 248/1012, Arteterapeuta com especialização em Arteterapia pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE – Núcleo de Arte e Educação atual vice-presidente da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapia e Membro do Conselho Fiscal da AATESP e da UBAAT. Congressista nacional e internacional, com mais de vinte anos de prática em ateliê arteterapêutico, exercendo o magistério superior desde 1986. Doutor em Psicologia – Ciência e Profissões (Criatividade), pela Faculdade de Psicologia da Puc-Campinas (2005); Mestre em Educação (Ensino Superior), pela Faculdade de Educação da Puc-Campinas (1996); graduado em Jornalismo, também pela Puc - Campinas (1982); Fundador e presidente da ABJL – Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário (2006-2012); co-fundador e Conselheiro da CRIABRASILIS – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação e diretor estadual da UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz. Produtor cultural, atuou como curador nos eventos “Outubro Literário” (2015-2022), “Agosto das Artes (2015-2016) e “Festival das Tradições e Cultura Popular” (2016), tendo sido criador e curador do Salão de Artes Visuais de Indaiatuba-SP (2015-2022). Organizador dos livros: “Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos” (Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas – 2008); “Solaris – Indaiatuba: Histórias e Personagens da Terra do Sol” (MHK Editora, 2013); “Criatividade e Envelhecimento – Ressignificação da Vida” (Labour Editora, 2017); “Arteterapia – Formar para Transformar Evidência.BR, 2020); “Raízes da Alma – A simbologia da árvore em Arteterapia” (Evidência.BR, 2022); “Contos e Mitos em Arteterapia” (Evidência.BR, 2022).

Maria angélica gomes maia:
Mestre em Educação e Semiótica pela Universidade Braz Cubas. Arte Educadora pela ECA/USP e Psicopedagoga e Pedagoga pela UNIVAP. Docente no curso de Pós Graduação em Arteterapia do NAPE - Núcleo de Arte, Pesquisa e Educação. Coordenadora do curso de Artes Visuais - Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP. Consultora em Educação. Experiência internacional em alfabetização Brasil/Moçambique. Coordena projetos de Arte e Educação. Professora universitária nos cursos de Pós Graduação e Graudação em Pedagogia, Artes Visuais e Artes e Mídias Digitais. Coordenadora do Programa da Iniciação à Docencia/Residência Pedaogica (Programa de iniciação a docencia: PIBID/CAPES/2010 - 2025). (PIBID/Alfabetização/UNIVAP).

Mariana falaschi:
Arteterapeuta AATESP (808/0621), pós-graduada em Arteterapia pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE – Núcleo de Arte, Pesquisa e Educação, do qual também faz parte da equipe de professores. Graduada em Medicina Veterinária, possui especialização em ABA e Estratégias Naturalistas aplicadas ao autismo e aos atrasos no desenvolvimento.
Desde 2023, atua em clínica ambulatorial conveniada, atendendo crianças e adolescentes com TEA e comorbidades. É capacitada no Inventário Portage Operacionalizado. Atende adolescentes e adultos neurotípicos em ateliê individual, além de ter conduzido grupos de Arteterapia para adultos em situação de vulnerabilidade social pelo CRAS de Jundiaí.
Também é professora de Yoga, mestre em Reiki e pós-graduada em Acupuntura. Realiza atendimentos integrativos.

MaRLENE martins:
AATESP 894/0822. Arteterapeuta pela Faculdade Vicentina em parceria com o NAPE. Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia São Luís, com pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo. Pós-graduanda em Psicologia Junguiana pelo IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Possui formação em Constelações Sistêmicas e Familiares pela Humaniversidade e também é facilitadora da Arte da Feminilidade, com Lourdes Pedretti. Estudiosa da magia do feminino sagrado e das mitologias, participa de grupos de estudos com Kaká Werá sobre a pedagogia Tupi Guarani adentrando a sabedoria da Cosmovisão dos povos originários. Participou de Congressos nacionais e internacionais no campo da Arteterapia, da Feminilidade e da Espiritualidade. Atualmente é professora de Arteterapia pelo NAPE - Núcleo de Arte, Pesquisa e Educação.

Walderez Moreira Joaquim:
Bióloga. Doutorado em Botânica (UNESP). Mestrado em Botânica (UNESP). Especialização em Fitoterapia ( Instituto Brasileiro de Estudos Homeopaticos – IBEHE). Graduação em Ciências Biológicas (Universidade Santa Úrsula – USU - RJ). Coordenadora de Gestão e colaboradora do subprojeto de Ciências Plantas Medicinais no Ensino de Botânica nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental (Programa de Iniciação à Docência: PIBID/CAPES/2010 – 2014). Coordenadora do subprojeto Biologia - Ensino de Botânica: Plantas Medicinais no Ensino de Botânica nas Escolas da rede Estadual de Ensino Médio (PIBID/CAPES, de 2014 a 2018). Membro do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi.- PNMAR (2016 a 2025). Experiência na Formação de Professores e na orientação interdisciplinar de trabalhos sobre o ensino de botânica por meio das obras de artistas, que utilizam a botânica como tema principal, para promover reflexões sobre ciência, natureza e meio ambiente. Professora Universitária da Universidade do Vale do Paraíba – Univap, nos cursos de: Ciências Biológicas (disciplinas de Botânica, Educação Ambiental, Ecologia Vegetal), Pedagogia (disciplinas de Práticas e Fundamentos do Ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental),Psicologia (disciplina Educação Ambiental) e Artes Visuais (disciplina Educação Ambiental).
datas dos encontros
datas das aulas:
das 9h às 17h, um sábado por mês
-
21 de março de 2026
-
11 de abril de 2026
-
23 de maio de 2026
-
20 de junho de 2026
-
18 de julho de 2026
-
15 de agosto de 2026
-
19 de setembro de 2026
-
17 de outubro de 2026
-
07 de novembro de 2026
-
12 de dezembro de 2026
recursos materiais
acesse a lista de materiais para organizar sua vida letiva
INVESTIMENTO
O curso é online com a presença do professor pela plataforma Zoom.
Matrícula: R$80,00
Opções de inscrição:
inscrição individual
O valor total do curso é de R$2500,00 parcelado em:
8x R$312,50 ou
10x R$250,00
alunos e ex alunos
(pós graduação ou extensão)
terão 10% de desconto
O pagamentos será realizado por boleto bancário, disponibilizado no Portal do Aluno do NAPE.
A cada boleto acertado será emitida uma
nota fiscal.
O curso não será gravado.



