
Uma das funções do desenho é evocar a forma, a estrutura, a essência dos objetos e também dar forma às lembranças, sonhos, emoções. “O desenho fala, chega mesmo a ser uma espécie de escritura, uma caligrafia”, dizia Mário de Andrade. “A criança desenha para falar de seus medos, suas descobertas, suas alegrias e tristezas”. O desenho é um processo que permite que as imagens sejam clareadas, reexaminadas. A partir daí podemos corrigir ideias errôneas.
•Estimula a expressão de ideias, ideais.
•Desenvolve o raciocínio
•Favorece o senso de organização interna e externa
•Estimula a psicomotricidade
•Favorece o desenvolvimento da coordenação viso - motora e espacial
•Exercita a memória
•Pode também, com técnicas específicas, favorecer a descarga de tensão e da agressividade
•É ideal para quem tem dificuldade em se comunicar e se posicionar
O desenho objetiva a forma, a precisão, o desenvolvimento da atenção, da concentração, da coordenação viso-motora e espacial. O desenho também concretiza alguns pensamentos e exercita a memória, bem como está relacionado ao movimento e ao reconhecimento do objeto e tem a função ordenadora (Valladares, 2000/2001; 2001; 2003; 2004a e b; 2005).
por Fabíola Gaspar
Texto retirado da apostila da Psicóloga e Arteterapeuta Fabíola Gaspar
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